Localizado em Flores da Cunha, no coração da Serra Gaúcha, o Roteiro Rural Compassos da Mérica Mérica é composto por 9 empreendimentos que fundem tradição italiana e lazer, entre vinícolas, restaurante e agroindústria familiar.

Distribuídas nas comunidades de São Roque, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do bom Conselho e São Vitor, as localidades que compõem o roteiro buscam trazer ao visitante um pouco do espírito de luta e, por que não, bem-viver que permeia a tradição italiana da Serra Gaúcha.



Passeio

Comece sua viagem através de um contagiante passeio temático pelas propriedades rurais que fazem parte da rota. O "carretão", como é chamado o meio de transporte, leva o turista a uma viagem em meio a natureza, cotemplando os aromas da terra e de seus frutos, vivenciando o dia-a-dia dos agricultores e apreciando as belas paisagens do roteiro, recheadas de história e cultura.

La Colacion

Na colônia, formada pelos imigrantes italianos na Serra Gaúcha, destaca-se a Colacion, refeição que era feita durante o dia de trabalho.

Após sairem para trabalhar, alguém levaria a colacion, que consistia em alimentos como salame, pão, chimias e polenta, além do vinho, sempre presente.

História e Tradição

Conheça a história da mais famosa música da Serra Gaúcha, o hino da migração italiana La Merica, de Angelo Giusti, poeta e compositor italiano que viveu e morreu em Flores da Cunha. Visite os ambientes que o inspiraram, o mais simples e ao mesmo tempo grandioso recanto colonial no qual tantas histórias nasceram e vivem até hoje.

Gastronomia Típica

Quem visita o Roteiro Colonial Compassos da Mérica Mérica é contemplado com excelentes opções gastronômicas. O típico almoço é servido para quem busca deliciar-se com a melhor gastronomia italiana: polenta, queijo, galeto, tortéi, menarosto, entre outros, acompanhados pelos vinhos locais. Depois de tudo isso, relaxar nas áreas verdes junto à natureza. Uma experiência única e deliciosa!

Uvas, Vinhos e Vinícolas

Para finalizar bem o dia de passeios e ótima gastronomia, o Roteiro Colonial Compassos da Mérica Mérica oferece também a visitação e degustação dos vinhos produzidos pelas propriedades que compõem o roteiro.

Um brinde à história da imigração italiana!

  • Use calçados confortáveis e roupas leves, para passeio. Você vai caminhar e passar bastante tempo em pé, é melhor sentir-se confortável. E não esqueça da câmera!

  • Tenha consigo chapéu ou boné para proteger-se dos raios solares enquanto estiver participando das atividades ao ar livre. Filtro solar também e uma boa ideia.

  • O Roteiro Rural Compassos de Mérica Mérica é repleto de alegria, música e contato com a natureza, mas também muita gastronomia tipicamente italiana e vinho.
    Se for dirigir, não beba!

  • Aproveite para conhecer toda a cidade de Flores da Cunha. Hospede-se em um dos bons hotéis que aqui existem e visite nossos pontos turísticos!
    Saiba mais em www.floresdacunha.rs.gov.br